Secretaria de Educação amplia Curso de Robótica e já constitui três polos de ensino

Ir além do ensino regular e desenvolver projetos de extensão que instigam, no aluno, o desejo de aprender mais, são alguns dos caminhos percorridos pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Com foco nisso, a secretaria está desenvolvendo, desde 2019, o Projeto de Robótica para professores e alunos, que tem o objetivo de levar conhecimento prático e teórico de programação, eletrônica e robótica.

O Projeto de Robótica iniciou através de uma parceria entre Prefeitura e Estado que, juntos, implantaram, no Colégio Militar Tiradentes V, uma sala de robótica para realizar capacitações para professores e alunos da Rede Municipal. A iniciativa se estendeu para o Projeto Educativo Mãos Dadas e para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, e nesta quarta-feira (24),por meio da parceria, o município recebeu mais um kit de equipamentos que será utilizado em um novo polo.

Além da parceria que contempla as escolas de tempo integral, o município executa suas próprias ações para alcançar cada vez mais alunos. Atualmente, por meio da capacitação dos professores, investimentos em laboratórios e aquisição de mais equipamentos, Timon conta com três polos de ensino de robótica, que funcionam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Budaruiche, Urbano de Sousa Martins e Nazaré Rodrigues, com aulas aos sábados para estudantes do Ensino Fundamental II; e inseriu o curso nas Escolas de Tempo Integral como atividade fixa da grade curricular.

“A Prefeitura resolveu ampliar o curso e já está adquirindo equipamentos para que, além dessa parceria com o Estado, a gente possa expandir para outras escolas. Nas Escolas de Tempo Integral, nós colocamos o curso como atividade fixa na rotina dos alunos.”, explica o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues.

De acordo com Ranildo Lopes, professor formador de Robótica da SEMED, ações como estas proporcionam ao aluno a oportunidade de colocar em prática algumas das teorias aprendidas em sala de aula.

Fonte: Prefeitura de Timon

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *