A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) reuniu hoje (27), gestores de todas as escolas municipais para dar orientações a respeito do retorno às aulas no segundo semestre letivo de 2022. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Wall Ferraz e teve o objetivo de alinhar novas estratégias e metas a serem alcançadas.
As aulas da Rede Municipal de Ensino retornam no dia 1° de agosto, e a previsão é que o programa “Timon, Tempo de Ler” e demais projetos aderidos pelo município para alavancar os níveis de alfabetização, sejam intensificados.
De acordo com Francisca Lima, diretora do Departamento de Ensino da SEMED, a expectativa é que no segundo semestre, todos os alunos do 2º período ao 9º ano sejam leitores e desenvolvam habilidades de acordo com o que é esperado para cada faixa etária.
“Nós estamos nos reunindo com os gestores na tarde de hoje para fazer um alinhamento das ações pedagógicas para o segundo semestre, e também nós vamos analisar os resultados que nós já obtivemos até aqui, principalmente relacionado ao índice de leitura dos nossos alunos, formação continuada para o segundo semestre, e planejamento para a realização do Sistema de Avaliação Municipal da Educação de Timon (SAMET) no final do ano, que é nosso sistema próprio de avaliação.”, pontua a diretora de ensino.
Na oportunidade, também estiveram presentes agentes da Polícia Militar do Maranhão, parceiros da Prefeitura de Timon por meio do Programa Ronda Escolar.
Prevenção da Covid-19 no ambiente escolar
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e com todas as medidas de combate à doença sendo adotadas no município, desde o início de 2022 , a Secretaria de Educação está com as aulas 100% presenciais. Para garantir a redução dos índices de transmissibilidade do vírus, a Prefeitura de Timon continua determinando o uso obrigatório de máscara em ambientes fechados. Para que não haja prejuízo à saúde das crianças e ao funcionamento das aulas, é necessário que os protocolos sejam seguidos rigorosamente.
Usar máscaras, higienizar as mãos de forma frequente, evitar abraços e apertos de mãos, manter o distanciamento e vacinar crianças a partir de 5 anos de idade são medidas que salvam vidas.
Fonte: Prefeitura de Timon