Timon retomou ,no final de junho ,a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. E em ambientes abertos para pessoas com sintomas da doença, testem positivo ou que tiveram contato recente com indivíduo com Covid-19; e imunossuprimidos(pessoas com baixa imunidade).
O uso correto do item de proteção, tapando boca e nariz, diminui os índices de contágio do vírus da doença. A medida em conjunto com a vacinação são essenciais para combater a propagação do vírus em larga escala. Quase 100% da população timonense com 12 anos ou mais já está vacinada com a 1ª dose e mais de 95% deste público já recebeu a segunda dose.
“Mesmo com casos leves da doença e a vacinação com índices quase totais de imunização, é importante reforçar que completar o esquema vacinal com as doses indicadas para cada público é fundamental e o uso de máscaras é de extrema importância”, explica Clayre Anne, coordenadora de campanhas .
O município registrou um aumento na procura por atendimento e testes para Covid-19 no município e reorganizou os locais de atendimento para centralização da rede.
“Com o aumento dessa procura e detecção de casos positivos mesmo leves, é necessário o monitoramento e precisamos diminuir os riscos de contágio”, reforça Karla Emanuela, coordenadora de vigilância em saúde do município.
A Prefeitura disponibiliza teste rápido nos Centros de Testagem do município: UBS Flores, UBS Parque Piauí (Rua 05) de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h; o Laboratório Central funciona durante a semana das 8h às 12h. Aos finais de semana o teste pode ser realizado após consulta médica no Hospital do Parque Alvorada (HPA).
Se o resultado for positivo, o paciente deve procurar atendimento médico nestas duas UBSs citadas acima durante a semana, e aos finais de semana no Hospital do Parque Alvorada.
Manter o isolamento social e adotar todas as demais medidas de segurança, como o uso correto de máscaras de proteção, a higienização regular das mãos e o monitoramento dos sintomas. Os testes devem ser realizados, preferencialmente, no terceiro dia de sintomas para maior eficácia do resultado. Aqueles que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para a doença devem aguardar cinco dias (caso estejam assintomáticos) ou pelo menos três dias (caso apresente sintomas) para realização do exame.
Fonte: Prefeitura de Timon