A transição climática prevista para o final de julho acende o alerta para o período de queimadas nos municípios maranhenses. Em razão disso, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e membros do 7º Batalhão de Bombeiros Militar se reuniram em um encontro na sede da corporação em Timon, na última sexta-feira (24). O objetivo foi dar início ao plano de ações contra o período de estiagem.
A prevenção e o combate a incêndios na região são alinhados ao Programa Maranhão Sem Queimadas, lançado pelo Governo do Estado. Em Timon, a SEMMA segue as orientações estaduais para o período de queimadas em 2022, que ocorre entre os meses de julho e novembro.
As zonas Urbana e Rural do município precisam de um monitoramento mais intensivo durante esse período. A SEMMA desenvolve as políticas socioeducativas relacionadas à prevenção, fiscalização e monitoramento das áreas de riscos. O planejamento é feito em conjunto com o Batalhão do Corpo de Bombeiros, que atua no combate e controle de queimadas e incêndios florestais.
“Anualmente, realizamos nossa campanha de monitoramento por imagens de satélites sobre focos de queimadas no município de Timon. É um trabalho em parceria com o Batalhão de Bombeiros. Eles combatem o fogo e fazem o resgate. Nós, SEMMA, realizamos a educação ambiental, o monitoramento por imagens de satélites e a fiscalização para autuação em multa. É um programa, uma política pública da secretaria, da Prefeitura de Timon”, explica o geógrafo e analista ambiental Rafael Marques.
No encontro da última sexta-feira (24), na sede do Corpo de Bombeiros, o secretário da SEMPLAN (Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Timon), Francisco Canindé, participou da reunião. Assim como, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).
Fonte: Prefeitura de Timon