A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) continua desenvolvendo ações para a redução da evasão escolar em Timon. Lideradas pelo Núcleo de Apoio ao Educando (NAE), a equipe do Busca Ativa escolar da SEMED e das equipes das escolas estão visitando e acompanhando os alunos que deixaram de frequentar as aulas.
Como parte do processo, foi realizado um encontro com os agentes do Busca Ativa Escolar para aprimoramento das estratégias adotadas no resgate de alunos evadidos, bem como manuseio da plataforma do Selo UNICEF, que estabeleceu para Timon a redução no número de estudantes que deixaram de frequentar a sala de aula , e a meta que já foi alcançada pelo município.
“Cada escola tem um agente da busca ativa e eles são muito importantes nesse processo de busca ativa escolar e o encontro favoreceu para tirarmos algumas dúvidas quanto à plataforma da frequência escolar e também sobre importância do diálogo com os alunos que estiveram ausentes, ao retornarem para a sala de aula, e com suas famílias, para orientá-las sobre a importância dos estudos na vida dos seus filhos e conhecer quais motivos teriam levados a infrequência. Este diálogo favorece o fortalecimento do vínculo do aluno, família e escola.” Explica Eliane Soares, coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar.
De acordo com Socorro Soares, agente de busca ativa do Projeto Educativo Mãos Dadas, o encontro serviu para ensinar sobre o manuseio da plataforma de controle de frequência dos alunos e orientar sobre a melhor forma de acompanhar o percentual de alunos faltantes.
“Nós sempre tivemos um controle das faltas dos nossos alunos, mas agora ficou mais eficaz. Antes era tudo manual, hoje é possível visualizar melhor e ter esse compromisso de reduzir a quantidade de alunos faltantes. E essa plataforma veio agilizar um pouco do nosso trabalho, ficou muito melhor pra escola.”, pontua.
Para os presentes na formação, o entendimento é que os encontros realizados pelo Busca Ativa Escolar são imprescindíveis para fortalecer as ações e garantir o retorno desses alunos para as escolas.
“Nós precisamos dar uma resposta para as pessoas que acreditam na gente, que acreditam na educação do município, então envolver essas crianças e adolescentes dentro desse ciclo escolar é muito importante.”, reforça Iarla Ribeiro, agente de busca ativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias.
A Busca Ativa Escolar soma-se a outras ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação, para reduzir os impactos trazidos pela pandemia.
“A busca ativa deve ser uma constante, continuamos todos monitorando as frequências dos alunos e logo que os alunos começam a faltar as equipes das escolas já entram em ação. Lugar de criança é na escola, aprendendo. A Equipe SEMED também está fazendo o acompanhamento da aprendizagem através de visitas constantes às escolas das Zonas Urbana e Rural.”, destaca Samuel Rodrigues, secretário de educação.