A Vigilância Epidemiológica realizou nesta quarta-feira, (27), uma capacitação para os profissionais da saúde do município sobre a varíola dos macacos (monkeypox). A doença já foi diagnosticada no país e os casos preocupam a Organização Mundial da Saúde (OMS). A Secretaria Municipal de Saúde de Timon (Sems) iniciou a capacitação como medida preventiva para manter os médicos, enfermeiros e toda a equipe da Rede de Atendimento de Saúde em alerta.
“Conhecer os sintomas, formas de transmissão e prevenção é primordial na detecção mais rápida da doença e para isolar qualquer caso que possa vir a ser detectado no município. Por isso, pensamos em um momento para orientar os profissionais com as medidas sanitárias e especificidades da doença”, explica Márcio Sá, secretário de saúde.
Na capacitação os profissionais participaram de palestras com o médico infectologista José Ribamar Pereira Gouveia e o biomédico Leonardo Guedes. As equipes do Hospital do Parque Alvorada, Estratégia de Saúde da Família, Hospital Regional Alarico Pacheco e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram convidadas para que todos possam tirar dúvidas e estabelecer uma rede de prevenção.
A doença viral apresenta sintomas como: febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões na pele. Para evitar a transmissão deve-se evitar contato com a pessoas infectada e com utensílios usados por ela. A higienização das mãos e uso de máscaras são medidas de combate importantes.
Fonte: Prefeitura de Timon