Micro e pequenos empreendedores contam com desburocratização de serviços e recebem acompanhamento especializado
Na hora de abrir ou movimentar um negócio, o empreendedor timonense conta com um espaço especializado e que atende a uma importante demanda social: a Sala do Empreendedor – um ambiente voltado para a desburocratização dos serviços ofertados a micro e pequenos empreendedores. A sala é fruto da parceria entre a Prefeitura de Timon e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.
Funcionando no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDEST), a Sala do Empreendedor centraliza todos os processos de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas. Além disso, os micro e pequenos empreendedores contam com acompanhamento do Sebrae, que fornece consultorias.
Segundo explicou a advogada Amanda Farias, consultora do Sebrae-MA, a Sala faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é voltado para o desenvolvimento de políticas de desenvolvimento e aprimoramento do ambiente de negócios. “O município de Timon aderiu ao Programa Cidade Empreendedora e, desde então, é fornecido aos microempreendedores e pequenos empresários da cidade todo apoio e suporte para que se mantenham no mercado de trabalho, desde a desburocratização, até a participação nas compras públicas”.
Atualmente, existem cerca de 5.580 microempresas registradas no município de Timon, mostrando que o programa vem sendo executado de maneira eficaz. Com isso, o município já esteve duas vezes como finalista no Prêmio Prefeito Empreendedor.
Para a secretária da Semdest, Laura Carvalho, a sala do empreendedor representa um avanço para o município. “Passar a contar com uma Sala do Empreendedor em Timon representou o fim de um cenário onde o empresário precisava levar sua documentação em vários locais diferentes, dificultando e retardando o processo. Desde a instalação da Sala, essa documentação circula em um só espaço, um espaço que dispõe de funcionários de várias secretarias e órgãos voltados para a consultoria e para a formalização de empreendimentos, dentre eles, os Agentes de Desenvolvimento Nayra Thayse e José Armando. Os dois são fundamentais para o funcionamento da Sala do Empreendedor”, enfatiza a secretária.
A Sala do Empreendedor está localizada na Rua Odilo Costa, nº 48, bairro Centro (prédio da Semdest), e disponibiliza os seguintes serviços: informações sobre formalização, alteração de baixa; formalização/registro, alteração e baixa; obtenção de CNPJ; emissão de Certificado do MEI (CMEI); emissão e impressão de boletos INSS (DAS); declaração anual do SIMEI; orientações gerais sobre direitos e deveres do MEI; emissões de certidões negativa de débito (licitações); orientação ao microcrédito; informações preliminares para legalização de ME e EPP; identificação/inscrição, divulgação e acompanhamento de eventos dos parceiros (SEBRAE e outros).
Fonte: Prefeitura de Timon