O vereador Raimundo Júnior (Podemos) é o autor do Projeto de Lei nº 261/25, que institui a Política Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, com foco em ações de orientação e combate a golpes e fraudes bancárias e eletrônicas. Durante a sessão da Câmara da última segunda-feira, 1º, o projeto foi encaminhado para apreciação da Comissão de Justiça e de Assistência Social.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem três objetivos principais: promover ações de orientação e conscientização sobre os direitos da pessoa idosa; alertar sobre os riscos de fraudes e golpes eletrônicos e bancários; e prevenir a violência física, psicológica, financeira e patrimonial contra pessoas idosas.
“Importa esclarecer que a política proposta não trata apenas da repressão à violência, mas especialmente da educação preventiva como ferramenta de cidadania, informação e empoderamento das pessoas idosas, com ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil. É dever do Município atuar com protagonismo na defesa dessa parcela da população, historicamente vulnerável e frequentemente invisibilizada nas políticas públicas”, afirmou Raimundo Júnior.