O deputado estadual Wellington do Curso utilizou suas redes sociais para destacar que, nos últimos dois meses do ano de 2022, o Maranhão já arrecadou R$ 481.875.066,00 com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis, mas, mesmo assim, nada mudou na vida da população maranhense. Os dados são do Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais elaborado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ e o valor é menor que o arrecadado no mesmo período do ano de 2021.
Ao mencionar os dados, Wellington lamentou que pouco mudou na vida dos maranhenses, mesmo diante da alta na arrecadação com o ICMS. Além disso, o parlamentar voltou a solicitar do governador Flávio Dino que reduza a alíquota para diminuir o preço dos combustíveis.
“Os dados do Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais elaborado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ revelam que o Maranhão já arrecadou mais de R$ 481 milhões somente com o ICMS dos combustíveis em apenas dois meses. No entanto, nada melhorou na vida do maranhense que convive com diversos problemas, muito, ainda vivem na extrema pobreza. Isso é resultado de uma política que só prejudica a população mais carente, que sofre com a alta carga tributária no estado. Um exemplo disso é o ICMS, imposto que incide no preço dos combustíveis. O Maranhão tem a 4ª maior alíquota, o que resulta em um preço mais elevado da gasolina, porém, a arrecadação com o imposto está maior até do que foi em 2021 e ainda pode aumentar diante da alta dos preços. São impostos e mais impostos, mas nenhum retorno à sociedade! Por isso, nada mais justo que o governador Flávio Dino reduza a alíquota do ICMS para diminuir o preço dos combustíveis no Maranhão e melhorar a qualidade de vida da população”, disse o deputado Wellington.