Prefeitura lança programa “Timon Tempo de Ler” com mais de sete mil livros

Super-heróis e narrativas históricas compõem os mais de sete mil livros do programa Timon Tempo de Ler, lançado nesta quarta-feira (16), no auditório do Centro de Treinamento do Profº Wall Ferraz. A iniciativa da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação (SEMED) incentiva à alfabetização na Rede Municipal de Ensino e desperta nos alunos, novas habilidades e descobertas por meio da leitura.

O programa municipal de alfabetização se baseia no Programa “Tempo de Aprender” do Governo Federal, que é destinado às crianças da pré-escola e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O programa faz parte do pacote de ações da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019, que visa elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo no país.

No lançamento, a prefeita Dinair Veloso, destacou o papel da gestão municipal em ampliar a alfabetização e erradicar o analfabetismo.

“Hoje, Timon vive uma realidade diferente. Pois a nossa cidade é referência no estado do Maranhão, reorganizamos toda a nossa rede de ensino e acabamos com as escolas de taipa climatizamos as escolas, realizamos concursos públicos, além de parcerias com outros órgãos, melhoramos todos os nossos indicadores, sejam de evasão escolar, de aprovação e superamos todas as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, disse a chefe do Executivo Municipal.

A prefeita anunciou durante seu discurso que Timon, mais uma vez, foi primeiro lugar na avaliação externa do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA).

“Isso foi fruto coletivo de uma gestão que se empenha em investir nesse bem que transforma vidas, por meio da educação”.

De acordo com o secretário municipal de educação, Samuel Rodrigues, o programa promove o desenvolvimento de habilidades em crianças por meio da leitura e escrita, impactando positivamente toda sua vida escolar.

“O nome do programa já diz tudo: é Tempo de Ler. E o foco do programa é melhorar cada vez mais a questão da alfabetização no município, ou seja, atingir o máximo de crianças da Educação Infantil e do 1º até o 5º ano do Ensino Fundamental, com avaliação e acompanhamento. Desde quando era secretária de educação, a prefeita Dinair Veloso tem investido em educação.” Disse o secretário.

Ainda segundo o secretário Samuel, a gestão municipal irá contratar 115 professores assistentes para acelerar a alfabetização na rede de ensino.

“Serão contratados professores assistentes para realizar atendimentos individuais com os alunos, que possuem dificuldades de aprendizagem. Eles irão acompanhar mais de perto a realidade desses estudantes e as dificuldades que eles lidam quanto à leitura e à escrita. E assim ajudar essas crianças a serem de fato alfabetizadas”. Concluiu o secretário.

Denise dos Santos Oliveira Soares, mãe da Maria Valentina Soares, de apenas 3 anos, que faz parte de uma das creches que integra a Educação Infantil, afirmou que estava bastante contente com o lançamento do programa “Tempo de Ler Timon”, porque os livros paradidáticos contribuirão para o progresso da filha nos estudos.

Marcos Augusto de Oliveira, de três anos, da Escola Municipal Professora Hilda Parentes da Silva, também ficou feliz e empolgado com a entrega dos livros. Sua mãe Osmarina Soares Dantes agradeceu a prefeita Dinair Veloso pela aquisição dos livros e declarou: “A educação de Timon ficará cada vez melhor. E meu filho desfrutará disso”.

Novos equipamentos para aprendizagem

Para a ampliação da alfabetização na rede de ensino, milhares de livros foram entregues durante a solenidade do Programa Tempo de Ler, sendo 600 livros (compostos por linguagem oral e escrita, matemática e natureza e sociedade, guia da família e diário) destinados aos alunos da Educação Infantil, com até 2 anos de idade; 1500 livros para os estudantes de até 3 anos (linguagem oral e escrita, matemática e natureza e sociedade, caligrafia, guia da família e diário); 2500 livros do No Capricho e 2500 unidades da Bandinha do ABC para alunos da Educação Infantil. Foram investidos R$ 837.500 do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para a aquisição de livros paradidáticos para os estudantes.

Ainda durante o lançamento do programa municipal de alfabetização, foram entregues cerca de 127 computadores e 100 notebooks para todas as unidades escolares de Timon, tanto da zona Urbana e Rural. Os novos equipamentos tiveram investimento de R$ 863.421 mil do Fundeb.

Fonte: Prefeitura de Timon

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *