Os moradores do bairro Parque Piauí II em Timon receberam na manhã do último sábado (07) a visita de equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Agentes de combate à endemias adentraram em residências em busca de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chicungunya e zika vírus.
As autoridades em saúde pública lembram que qualquer recipiente com água parada serve como criadouro do vetor e que a prevenção é papel de toda a população.
“Estamos registrando um aumento no número de casos de dengue por conta do período mais propício. Vamos concentrar esforços nos bairros com maior concentração de pessoas atingidas. Precisamos da colaboração de todos no combate ao mosquito, cada um deve cuidar da sua casa”, comentou a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Timon, Karla Emanuela.
A atividade foi reforçada pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) que fez a retirada de lixo dos espaços públicos como as ruas e praças.
“Essa é uma ação integrada determinada pela prefeita Dinair Veloso. A dengue tem acontecido de uma forma muito agressiva. Estamos fazendo uma vistoria mais técnica no combate ao mosquito”, explicou Carlos Zangirolami, Superintendente Municipal de Limpeza Urbana.
As famílias que receberam a visita dos agentes agradeceram e reconheceram a importância da ação. “Esse cuidado da prefeitura é maravilhoso. Eu tive dengue recentemente e fiquei muito abatido. Mais ações como essa devem continuar acontecendo”, disse o sommelier Rodrigo Menezes.
A enfermeira Suzana Silva destaca os cuidados que costuma ter em casa com os familiares e vizinhos. “Toda a população deve fazer a sua parte porque a dengue mata. Não podemos esperar apenas pelo poder público. Eu mesma tenho um jardim grande, mas sempre bem cuidado”, comentou.
Fonte: Prefeitura de Timon