A Guarda Municipal de São Luís celebrou, nesta segunda-feira (7,) seu 36º aniversário com uma solenidade marcada por valorização, investimentos e reconhecimento ao trabalho dos agentes. O evento foi liderado pelo prefeito Eduardo Braide, que anunciou a promoção de 180 guardas municipais, entregou dois quadriciclos, duas motos aquáticas e 90 coletes balísticos para reforçar o trabalho da corporação.
Os quadriciclos e as motos aquáticas (jet skis) serão utilizados especialmente pelos guarda-vidas nas praias da Ponta d’Areia e do Olho d’Água, enquanto os coletes balísticos reforçarão a segurança dos agentes combatentes em diversas áreas da cidade. Já a promoção de 180 guardas municipais, se trata de uma mudança de patente. Por exemplo, agentes que hoje são classificados como CDA (classe distinta A) passarão a ser CDB (classe distinta B), assim que o ato for publicado no Diário Oficial do Município. Além da elevação na hierarquia, os promovidos também receberão o pagamento retroativo correspondente à nova patente, em parcela única, já no mês de julho, como forma de valorização concreta pelo trabalho prestado.
Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Braide destacou a valorização contínua da Guarda Municipal em sua gestão. “A Guarda Municipal é um dos órgãos mais acompanhados por mim como prefeito. Hoje é dia de comemorar os 36 anos da nossa Guarda, cada vez mais atuante e presente na vida da população. Além da entrega de novos equipamentos e da promoção de 180 guardas, com pagamento retroativo já garantido, estamos avançando na luta pela aprovação da PEC que reconhece a Guarda como força de segurança pública no Brasil. É um compromisso que faço questão de apoiar”, afirmou o prefeito Eduardo Braide reforçando que esse trabalho de valorização e investimentos, será crescente.
Braide também elogiou a atuação da Defesa Civil, integrada à estrutura da Guarda Municipal, que tem evitado ocorrências graves no período chuvoso por meio de ações preventivas e intersetoriais. “Nosso trabalho em conjunto com a Semosp e com a Assistência Social tem feito a diferença para tornar São Luís mais segura e resiliente”, completou o prefeito.
O secretário municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), delegado Marcos Affonso, reforçou o compromisso da atual gestão com a modernização da Guarda. “Hoje celebramos mais que um aniversário, celebramos uma trajetória de coragem, dedicação e serviço à população. A gestão do prefeito Eduardo Braide tem sido marcada por investimento em capacitação, equipamentos e valorização dos nossos agentes. O futuro da Guarda é promissor, com novos avanços já sendo planejados”, disse.
“Celebramos hoje 36 anos de história, construída com suor, coragem e vocação. Rendemos nossas homenagens aos que sonharam com essa Guarda e a construíram com dignidade. A atual gestão tem nos proporcionado avanços incontestáveis em estrutura, tecnologia e valorização profissional. Vivemos um novo tempo, de reconhecimento e de presença ainda mais forte junto à população”, frisou o comandante da Guarda Municipal, Reginaldo Sampaio.
O superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexsandro Nogueira, reforçou a importância do trabalho integrado entre os órgãos. “Uma história como a da Guarda se constrói dia após dia, com esforço e dedicação de cada agente. Nos últimos anos, a cidade se tornou mais resiliente, e isso é reflexo de investimentos em obras estruturais e na união entre as secretarias. A Defesa Civil trabalha para que as pessoas sofram o mínimo possível diante de adversidades, e temos conseguido avançar muito nesse objetivo”, afirmou.
A solenidade contou ainda com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda, dos secretários Octavio Soares (Semad); Felipe Falcão (Semit); Simão Cirineu (Seplan), Emílio Murad (Semgov e Secom) e servidores. A Banda da Guarda abrilhantou a celebração.
Com 36 anos de serviços prestados, a Guarda Municipal de São Luís segue como pilar essencial da segurança pública da capital maranhense, com foco em proteção ao patrimônio público, defesa civil, patrulhamento ambiental, segurança em praças, escolas e praias, além do apoio constante às demais forças de segurança do Estado.
Atualmente, São Luís conta com um efetivo de 686 guardas, distribuídos entre diversos postos e grupamentos, como o Corpo de Guarda, a Banda de Música, o grupamento de Guarda-Vidas e a Superintendência de Defesa Civil. Esse número foi alcançado após a conclusão do último concurso público, realizado durante a gestão do prefeito Eduardo Braide. Ao todo, foram formadas três turmas, totalizando 322 novos guardas municipais incorporados à corporação até o primeiro semestre deste ano.
Entre as principais frentes de atuação da Guarda Municipal estão a segurança nos terminais de integração, o patrulhamento no Centro Histórico, as rondas ostensivas e escolares, ações que vêm consolidando uma nova fase na história da instituição. Esse trabalho é fortalecido por meio de parcerias com diversas secretarias municipais, como Governo (Semgov), Meio Ambiente (Semmam), Educação (Semed), Urbanismo e Habitação (Semurh), entre outras.
Hoje, a Guarda Municipal de São Luís integra o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), com ações padronizadas em nível nacional e cumprindo seu papel legal com excelência, tornando-se uma referência na prestação de serviços públicos voltados à proteção e bem-estar da população.