A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) em parceria com a Fundação Vale, via Centro de Promoção de Saúde (CEDAPS) concluiu, na terça-feira (21), a execução do projeto “Fortalecer a Proteção Social no Contexto da Pandemia”, desenvolvido, ao longo de 10 meses, por técnicos das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Anjo da Guarda, Vila Bacanga e Vila Nova, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), também do Itaqui-Bacanga.
“A capacitação teve grande relevância para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Qualificar nossos colaboradores e funcionários está entre uma das metas da gestão do prefeito Eduardo Braide. Este projeto foi pensado na perspectiva de identificar e elaborar estratégias para diminuir os impactos da pandemia, junto às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, disse a secretária adjunta de Gestão da Semcas, Ana Carla Furtado.
Participaram do projeto piloto coordenadores, orientadores sociais, técnicos de referências, supervisores e visitadores do programa Criança Feliz. Ao todo, foram quatro capacitações, todas on-line, com temáticas vindas dos apontamentos feitos pelos próprios participantes.
A iniciativa promoveu, ainda, o diálogo e reunião com equipe do projeto Ciclo Saúde, em conjunto com a secretaria Municipal da Saúde (Semus), com vistas a discutir possibilidades de ação intersetorial entre as unidades da região, capazes de elaborar propostas conjuntas para o enfrentamento das violações de direitos e vulnerabilidades de crianças, adolescentes e jovens.
A coordenadora do projeto pelo CEDAPS, Ana Garcia explicou que já eram desenvolvidas atividades junto às pastas da Saúde e Educação, e a Fundação Vale apresentou a proposta de inclusão da política de Assistência Social em função do contexto da pandemia. “Quando nos foi sugerido trabalhar com São Luís nesse piloto para a Assistência Social, nós sabíamos que seria desafiador pelo tamanho da cidade. Além de São Luís, nós trabalhos outros três municípios nessa etapa inicial. Mas, nós estamos muito felizes com a equipe que encontramos e toda essa experiência nos auxiliará a construir o projeto para outras cidades”, explicou.