Ofertar escolas modernas, equipadas e com um ensino de qualidade é uma prática já assegurada pela Prefeitura de Timon. Garantir que esse processo seja realizado de forma exitosa no dia a dia é uma preocupação de toda a equipe gestora. Tendo isso em vista, a prefeita Dinair Veloso, juntamente com o secretário de educação, Samuel Rodrigues, visitaram hoje cinco escolas da rede municipal de ensino. O objetivo foi acompanhar com maior precisão a rotina escolar do município, bem como observar os avanços e pontos a serem aprimorados dentro de cada instituição.
Fizeram parte do roteiro de visitas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Darcy Ribeiro, Maria Luíza Moura e José Ribamar da Silva; a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Governador Jackson Lago; e a Escola de Artes Beija-Flor I, que é referência na educação artística no estado do Maranhão.
“A intenção da prefeitura é justamente criar oportunidades para aquelas pessoas que têm um sonho, um talento e uma habilidade possam se desenvolver e aperfeiçoá-la. Estaremos logo mais com um complexo cultural inaugurado, e lá também será um palco que vai revelar esses talentos”, explica a prefeita.
De acordo com o secretário de educação, Samuel Rodrigues, os alunos da rede municipal e da comunidade encontram na Escola de Artes Beija-Flor I mais uma oportunidade de desenvolverem seus talentos.
Programa Nossa Escola Nova
Dentre as escolas visitadas, três passaram por reformas recentes através do programa Nossa Escola Nova, projeto criado pela Prefeitura de Timon, no início de 2021, que intensificou a realização de melhorias nas escolas da Rede Municipal.
Após receberem manutenção hidráulica e elétrica, pintura, reparo no telhado e em todas as dependências da escola, hoje, as EMEF’s Maria Luíza Moura e José Ribamar da Silva, bem como a Escola de Artes Beija-Flor I estão com as novas instalações prontas e em pleno funcionamento, atendendo os alunos com mais conforto e comodidade.
“A educação é feita em parcerias, há necessidade de que prefeitura, secretaria, professores e gestores estejam caminhando lado a lado. E é através dessa sensibilidade com a educação é que faz com que nossa escola e o nosso município tenham índices cada vez maiores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, conclui Gerson Aguiar, gestor da EMEF José Ribamar da Silva.