Prefeita de Timon se reúne com a Defesa Civil e secretarias para tratar de ações preventivas no período chuvoso

Desde dezembro, regularmente, a prefeita Dinair Veloso tem reunido a Defesa Civil e algumas secretarias competentes para acompanhar e tratar de ações preventivas ao período chuvoso.

“O que queremos é estar sempre um passo à frente de maneira estratégica para assistir de forma humanizada famílias em situação de vulnerabiliade por causa das chuvas tanto na zona Urbana como nas comunidades ribeirinhas. Quero que estejamos sempre a postos e alinhados para trabalhar de forma preventiva para fazer todos os encaminhamentos de forma preventiva”, disse a prefeita.

A Defesa Civil atua com o objeto de reduzir os riscos de desastres. O órgão realiza ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, alinhando as ações junto à gestão.

César Augusto Madeira Júnior, coordenador da Defesa Civil, explica que ao ser constatada alguma situação crítica, é importante que acionem o órgão por meio do telefone: (86) 99911-0101.

“Sempre fazemos essas reuniões de alinhamento com as secretarias, porque sempre aparecem novos casos. Fazemos reuniões desde dezembro e a cada aparecimento de novos caos conversamos para unificar as ações e resolver a problemática do local. Caso alguma família constate alguma situação crítica, ela deve entrar em contato conosco para avaliarmos a situação e retiramos a família do local”, explicou.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) é uma das secretarias que também se articula no atendimento da população vulnerável, disponibilizando uma equipe 24h para visitas sociais.

“A SEMDES está com uma equipe de plantão 24h para visitas sociais. Estamos abastecidos com cesta básica, colchões, aluguel social, para no caso de alguma família desabrigada. Então, estamos preparados, de forma preventiva, para caso venha acontecer uma situação mais agravante, atuarmos. No momento da visita social também, já fazemos uma entrevista para saber se a família está participando dos benefícios sociais como o Auxílio Brasil. Estamos reservando ainda algumas casas para caso precise, já está de sobreaviso e dois prédios públicos estão à disposição”, destacou o secretário da SEMDES, Márcio Sá.

Fonte: Prefeitura de Timon

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *