A Prefeitura de Timon, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS), lançou, nesta quinta-feira (18), a plataforma E-DAT (Declaração de Acidente de Trânsito). O sistema, que é implantado via parceria entre o município e a Polícia Rodoviária Federal, possibilita o registro de acidentes de trânsito sem vítimas.
Na prática, o registro será feito via plataforma instalada no site da Prefeitura de Timon (Declaração de Acidente de Trânsito – DAT (timon.ma.gov.br)) pelos próprios envolvidos no acidente. Na declaração será detalhado como o sinistro aconteceu e o responsáveis pelas informações terão que assinar termo de responsabilidade sobre a veracidade do relato.
O registro do E-DAT pode ser feito ainda no local do acidente, por meio do celular, ou posteriormente, no computador. Os acidentes registrados na plataforma devem ser leves, sem feridos e não envolver mais que cinco veículos, além de não promover danos ao patrimônio público.
O objetivo é evitar a necessidade da presença de agentes de trânsito para registro de ocorrências leves e possibilitar a desobstrução mais rápida da via. Além disso, os registros do E-DAT dará ao DMTRANS estatísticas mais reais dos acidentes que acontecem em Timon.
“Teremos uma realidade mais aproximada dos acidentes que acontecem na cidade. A ferramenta possibilita que a engenheira consiga determinar e avaliar o que está acontecendo em determinados cruzamentos ou pontos da cidade e propor melhorias. Com base nesses dados, vamos avaliar de forma mais precisa a dinâmica dos cruzamentos da cidade, os tipos de acidentes que estão acontecendo”, explica o engenheiro do DMTRANS, José Falcão.
O diretor do DMTRANS, Ronaldo Gonçalves avalia que a implantação do E-DAT vai facilitar a vida dos condutores diminuindo a burocracia em casos de acidentes sem vítimas em Timon.
O E-DAT substitui o boletim que atualmente é feito de forma presencial pelos agentes de trânsito apenas para casos de acidentes de natureza leve.
“O envolvido no acidente pode fazer a declaração no local ou de casa. Isso vai fazer com que os agentes de trânsito priorizem os acidentes graves, com vítimas, e vai desburocratizar os atendimentos nos casos leves”, ressalta Ronaldo.
A plataforma é didática, autoexplicativa e o passo-a-passo pode ser acessado aqui: Declaração de Acidente de Trânsito – DAT (timon.ma.gov.br)
Em caso de dúvidas, os envolvidos em acidentes leves podem ir até a sede do DMTRANS para mais informações sobre o registro na plataforma.
O DMTRANS fica localizado na Rua São José, 190 – Bairro São Benedito