A população acima de seis meses, a partir desta segunda-feira (15), poderá ser vacinada contra Influenza (Gripe) no Maranhão. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta que nestes períodos as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes. Para reforçar a proteção, a população pode vacinar nas Policlínicas Vinhais, Cidade Operária, Vila Luizão e os hospitais Aquiles Lisboa (Bonfim) e Dr. Genésio Rêgo, e nas Unidades Básicas de Saúde do seu município.
Até o momento, o Maranhão contabilizou a aplicação de 726.899 doses da vacina contra a influenza que corresponde a 34,41% cobertura vacinal. “Continuamos trabalhando em conjunto com as prefeituras para que a nossa população esteja protegida contra a Influenza. Com a ampliação do público, esperamos que toda a sociedade possa fazer a adesão, prevenindo as formas mais graves da doença no estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
De acordo com o Ministério da Saúde, embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Nesse sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros. Nesse sentido, a SES reforça a importância da vacinação para esses grupos.
No estado, a vacinação foi iniciada no último quatro de abril e tem como objetivo reduzir novos casos de Síndromes Gripais (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, bem como do aumento de casos graves e hospitalizações.
Para se vacinar, é necessário não estar apresentando sinal ou sintoma de Síndrome Gripal, estar portando documento oficial com foto e carteira de vacinação. As salas de vacinas dos 217 municípios do Maranhão estão abastecidas com a vacina contra a Influenza.
FONTE: Governo do Estado