O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA) consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores e permite conhecer a distribuição do mosquito Aedes aegypti – transmissor das Arboviroses – Dengue, Zika e Chinkungunya. Os agentes realizam análises técnicas que fornecem dados importantes para a delimitação de áreas de risco e avaliação das metodologias de controle do vetor. Em Timon, o LIRA registrou um índice de 2,6% que coloca o município em uma situação de médio risco. O Ministério da Saúde (MS) preconiza que esse índice esteja abaixo de 1%.
“Esse período chuvoso aumenta significativamente os focos da doença. O acúmulo de água em depósitos, lixos, cisternas ou caixa d’água destampadas, pneus, ou qualquer recipiente ou falta de limpeza dos quintais geram um possíveis criadouros do mosquito. Nós realizamos, diariamente, as visitas domiciliares com aplicação de larvicidas e “bloqueios” com nebulização de inseticidas nas bombas costais nos bairros”, explica Dolamito Marques, coordenador dos agentes de endemias do município.
Ele ainda reforça que os carros fumacês, enviados pela Secretaria Estadual do Maranhão, já foram solicitados e o município aguarda a chegada dos veículos. “Já temos o roteiro onde os carros irão passar, de acordo com o levantamento das áreas com maiores índices, aguardamos apenas a chegada dos carros”, afirma. Os carros fumacês e os “bloqueios” são medidas complementares, pois eliminam o mosquito já na fase adulta. As medidas preventivas mais importantes são as limpezas dos quintais, jardins e depósitos de água para evitar possíveis criadouros do mosquito.
A Prefeitura de Timon tem realizado campanhas educativas, divulgação em carros de som e nas redes oficiais para orientação sobre os cuidados diários no combate ao Aedes. A gestão municipal promove através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) em parceria com a Superintendência de Limpeza e Urbanização (SLU) mutirões da limpeza nos bairros e caravanas de serviços.
Fonte: Prefeitura de Timon