Inovação que permite identificação em minutos, agiliza resultados de exames importantes, ajudando médicos a tomarem decisões mais rápidas em casos complexos
Além de ter todo o seu processo 100% automatizado e possuir um dos mais modernos parques tecnológicos do país, o Laboratório Lacmar é também um dos poucos laboratórios no Brasil que aderiu ao advento da microbiologia automatizada, fazendo uso da tecnologia de identificação de microrganismos por espectrometria de massa MALDI-TOF, para a identificação mais rápida e mais segura de bactérias, fungos, microbactérias e outros actinomicetos.
A plataforma de espectrometria de massa conhecida como MALDI-TOF MS (Matrix-Assisted Laser Desorption Ionization-Time of Flight Mass Spectrometry) é um método molecular automatizado para a identificação de microrganismos que revolucionou o processo de análise, agilizando resultados de exames importantes e ajudando os médicos nas tomadas de decisões e escolhas terapêuticas com maior celeridade.
Na técnica MALDI-TOF a bactéria é isolada e é incidida com um laser, até sofrer ionização. Esse processo dura até 60 segundos e quando finalizado, já é possível identificar a composição molecular, com as proteínas e propriedades da bactéria. Em outras palavras, exames complexos que antes poderiam levar dias para serem finalizados, agora são super rápidos e seguros. E quando se trata de saúde, cada minuto conta e pode salvar uma vida.
FOTO – DIVULGAÇÃO: O Laboratórioa Lacmar investiu no uso da tecnologia de identificação de microrganismos por espectrometria de massa MALDI-TOF e é um dos pioneiros do país nessa técnica.