A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Timon – Semma alerta que, com base nos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, há previsão de chuva forte para hoje e amanhã. Segundo os dados do instituto, o acumulado de chuva pode chegar a 100mm/dia. As autoridades municipais estão em alerta e fazem algumas recomendações.
“A Prefeitura de Timon faz um acompanhamento constante com base no monitoramento realizado pela Semma em parceria com a Defesa Civil”, enfatiza Rafael Marques, responsável técnico pelo monitoramento.
Regularmente, a prefeita Dinair Veloso tem se reunido com Defesa Civil e demais secretarias competentes, como SLU e Semdes, para acompanhar e tratar de ações preventivas e medidas emergenciais, a fim de assistir famílias em situação de vulnerabilidade por conta das fortes chuvas. A Prefeitura também atua com estratégias de limpeza e, quando necessário, reparação de danos após fortes chuvas.
CUIDADOS DURANTE CHUVA FORTE
O coordenador de Defesa Civil alerta: “O ideal é que, se puderem, as pessoas não saiam de casa quando estiver chovendo forte, mas se estiverem em trânsito, procurem um local seguro até que a chuva passe. Também deve-se evitar passar por locais alagados, onde buracos podem se abrir por conta da chuva. Além disso, evitar locais abertos e não ficar próximo de árvores, devido à incidência de raios. É importante também que a população esteja consciente e faça o correto descarte de lixo, evitando entupimento de bueiros e colaborando para o rápido escoamento das águas”.
CUIDADOS NO TRÂNSITO
O Departamento Municipal de Trânsito de Timon – Dmtrans também dá algumas orientações que dever ser observadas quando condutores de veículos são surpreendidos pela chuva. As principais são: manter a velocidade baixa e deixar uma distância razoável entre os veículos enquanto estiver dirigindo, uma vez que a chuva reduz a visibilidade, diminui a aderência dos pneus e dificulta manobras de segurança. Por isso, é importante fazer a revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis.
“Há momentos em que a chuva reduz demais a visibilidade. Nesse caso, o ideal é que o motorista pare o veículo com segurança e espere as condições melhorarem. Isso vale também para quando o motorista se deparar com algum ponto de alagamento e não tiver uma rota alternativa. Já em casos extremos, em que não foi possível evitar esses pontos de alagamento, o motorista deve abandonar o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar e colocar em risco a vida do condutor”, completa o diretor do Dmtrans, Ronaldo Gonçalves.
COMO É CLASSIFICADA A INTENSIDADE DA CHUVA?
Chuva fraca: de 0,1 a 10 mm/h
Fraco-moderada: de 10 a 20 mm/h
Moderada: de 20 a 30 mm/h
Moderada-forte: 30 a 40 mm/h
Forte: acima de 40 mm/h
Ao ser constatada alguma situação crítica, é importante que as pessoas acionem a Defesa Civil por meio do telefone: (86) 99911-0101.
Fonte: Prefeitura de Timon