Programação inclui palestras, momentos reflexivos, ações preventivas e seminário
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza campanha de combate às drogas para enfrentamento, tratamento e fortalecimento das redes de atendimento às pessoas com dependência química. Atividades iniciaram nesta segunda-feira, 13 de junho, com palestras nas escolas Raimundo Soares (Santa Rita) e Urbano Rocha (Nova Imperatriz).
Ações são promovidas pela Rede Municipal de Saúde Mental, por meio de equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – Girassol. A cidade de Imperatriz é referência no tratamento e combate aos diversos tipos de dependência química.
“Nossa Rede de Saúde Mental é referência em todo o estado. Realizamos atendimentos em crianças, adolescentes, adultos, e temos procurado, a cada dia, fortalecer a nossa rede, consequentemente ofertar um serviço melhor e mais acolhedor para pacientes e familiares. Recentemente a nossa gestão entregou a reforma do CAPS, uma conquista para os profissionais, mas principalmente para população que necessita desse atendimento”, revelou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.
Alberto Clezio, coordenador da Rede de Saúde Mental, dá detalhes sobre a programação. “Realizaremos ações preventivas visando alcançar jovens e adolescentes, promovendo discussões e momentos reflexivos, fomentando multiplicadores de informações. Além disso, será realizado seminário com a Rede Intersetorial para o fortalecimento das redes de atendimento das pessoas com dependência química, com oferta de material educativo”.
Outras atividades
14 e 15 de junho – palestras nas escolas Nascimento de Moraes (Bacuri) e Vespasiano Ramos (Vila Nova)
20 de junho – palestra na escola Governador Archer (Bacuri)
27 de junho – palestra no Colégio Militar e no Teatro Ferreira Gullar
30 de junho – 8h – Seminário “Dia mundial de combate às drogas: do enfrentamento ao tratamento, fortalecimento das redes de atendimento às pessoas com dependência química no município de Imperatriz (MA)” – na Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Atendimento
Se você observa que o consumo do álcool está afetando seu cotidiano, relacionamentos ou trabalho, vida acadêmica e afins, ou observa essas interferências em algum familiar ou amigo, procure ou indique o tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Girassol, que funciona no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. Unidade funciona 24h e atende todas as faixas etárias, em casos como transtornos causados pelo uso de álcool e outras drogas. O atendimento ambulatorial acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Fonte: Prefeitura de Imperatriz