Para os idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do João de Deus, os aprendizados adquiridos durante as oficinas podem significar e empreendedorismo e redução de gastos.
Além comercializar os produtos durante a segunda edição da Feira do Empreendedor promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), as indumentárias do Boi da Terceira Idade também foram todas produzidas durante os últimos seis meses. A Feira acontece no Arraial do bairro do João de Deus.
“Para nós é fundamental promover o bem-estar dessas pessoas. Nós temos idoso aqui que foi entubado e ficou dias na UTI em função da Covid-19, então vê-lo de volta ao grupo, interagindo, é muito significativo. A orientação que recebemos da gestão do prefeito Eduardo Braide é que nosso trabalho faça sentido na vida das pessoas”, afirmou a coordenadora do Cras Elisabete Silva.
Tapetes de crochê, tiaras, comida típica e adorno para a cabeça podiam ser adquiridos pelos frequentadores do Arraial durante a realização da Feira que começou nesta sexta-feira (10) e encerra no sábado (11). Enquanto um grupo de idosos cuidava das barracas, o outro que compõe o Boi da Terceira Idade se apresentava no Arraial.
A realização da feira é uma forma de incentivar os idosos a desenvolverem potencialidades e aptidões para novos projetos de vida e promover uma outra fonte de renda.
Maria das Graças Santos, 65 anos, é uma das 50 participantes do grupo. Ela frequenta as atividades assiduamente e se mostra muito feliz com tudo que realiza junto com os colegas. “É uma participação muito bacana, a gente fez tudo que você está vendo aí, a gente aprende mesmo. O SCFV faz muito bem tanto para o corpo como para a alma e agora pro bolso também (risos). Nosso oficineiro é maravilhoso!”, disse.
SCFV para Idosos possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário. Atua para a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos, contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
O SCFV é realizado em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes.
Por Secom São Luiz