A retomada do Centro Cirúrgico do Hospital do Parque Alvorada (HPA) após o pico da pandemia da Covid-19 tem beneficiado centenas de pacientes que necessitam passar por procedimentos cirúrgicos. Desde a retomada, já foram realizadas 112 cirurgias, dentre elas procedimentos de pequeno e médio porte, como: hérnia, vesícula, desbridamento cirúrgico, retirada de cistos, retirada de tumor de pele e cistos de mama. Estes últimos todos encaminhados pelo Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (Caism).
Sr. Raimundo Oliveira, 75 anos, realizou duas cirurgias no mesmo dia. “Estava há muito tempo sem urinar e sentindo muitas dores. Vim para a urgência do hospital e, depois do médico me consultar, com dois dias, fiz minhas cirurgias e estou me sentindo muito bem”, afirma ele, que estava acompanhado da filha, Rosana Oliveira, de 43 anos. Por coincidência, ela realizou uma cirurgia de vesícula um dia após a alta do pai.
Assim como os dois, Dona Maria de Jesus Sousa, 60 anos, fez uma cirurgia de vesícula e estava se sentindo cheia de saúde “Por conta da pandemia, fiquei sem fazer a cirurgia, mas nesta semana recebi a mensagem da equipe dizendo que eu ia me operar”. O procedimento foi um sucesso, realizado logo após o início das atividades do centro. Os procedimentos acontecem sempre às terças, quartas e quintas-feiras.
“Todas as cirurgias eletivas são encaminhadas através da regulação do município, após consulta médica. Depois do pico da pandemia, conseguimos retornar com força total as atividades e dar celeridade aos procedimentos solicitados”, afirma Karla Nayana, diretora do HPA.
Fonte: Prefeitura de Timon