A Secretaria Municipal de Educação lançou hoje (10), o projeto “Prêmio MPT nas Escolas”, que visa mobilizar os alunos, pais e professores sobre a importância de adotar medidas para o combate ao trabalho infantil. O projeto foi desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho e aderido pelo município, e vai contemplar turmas do 4° ao 7° ano de 20 escolas das zonas Urbanas e Rural de Timon.
De acordo com Rayanne Guimarães, coordenadora municipal do programa, as práticas acontecerão com a realização de discussões sobre a temática, e com a promoção de concursos em 4 categorias: conto, poesia, música e desenho.
“As escolas vão trabalhar esse tema e nós vamos dar apoio a elas, e incentivar que as crianças façam suas produções individualmente ou em duplas. As escolas vão selecionar os melhores trabalhos e nos enviar e eles serão inscritos num concurso estadual que, dependendo do resultado, poderá ser encaminhado para um concurso nacional.”, pontua Rayane.
Segundo Francisca Lima, diretora do Departamento de Ensino da SEMED, a temática vai de encontro ao Dia Nacional do Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia e soma-se a outras ações já desenvolvidas com o intuito de reduzir a evasão escolar.
“Nós vamos dar uma ênfase maior para conscientizar as famílias, e também estamos com um projeto de busca ativa diariamente, onde todos os dias as equipes da SEMED e das escolas saem em busca desses estudantes que evadiram-se no período da pandemia, porque o lugar do aluno é na escola.”, completa.
As atividades referentes ao programa iniciam a partir de segunda-feira (13), e a previsão é que até agosto desse ano, os trabalhos produzidos pelos alunos estejam prontos e inscritos no concurso estadual.
“A intenção é desenvolver as atividades, mas o mais importante é a conscientização, porque nós temos várias crianças em situação de trabalho infantil e nós temos que trazê-las para a escola.”, conclui a coordenadora do programa.
Fonte: Prefeitura de Timon