Com o objetivo de levar para dentro das escolas orientações e debates acerca de temas sobre a violência familiar, a Prefeitura de Timon lançou hoje (20), em parceria com o poder judiciário, o programa “Com eles e com elas, por eles e por elas: o judiciário nas escolas”.
O programa foi idealizado pela juíza dra Samira Heluy, do juizado de violência doméstica de São José de Ribamar, que esteve no município para realizar a abertura das atividades do projeto, que aconteceu no Projeto Educativo Mãos Dadas, no bairro Parque Alvorada.
“É preciso tentar mudar o mundo, e a gente precisa dar um basta não só na violência contra a mulher, mas também no combate ao uso do álcool e das drogas, inclusive pela juventude”, comentou a juiza.
Em Timon, o Judiciário nas Escolas será replicado pelos juízes dr. Paulo Brasil Meneses, da 3° Vara Criminal, e dr. Simeão Pereira, da Vara da Infância e Juventude de Timon.
De acordo com o Dr. Paulo Brasil, após o lançamento, o próximo passo é fazer o cadastramento das escolas.
“Vamos fazer um cronograma de atividades, para que nós possamos ir mensalmente falar sobre violência doméstica e familiar. E hoje a recepção foi excelente, os alunos têm sede de informação e os professores também tem vontade de estabelecer esse laço institucional, para que nós possamos estabelecer informações para proteger a mulher, proteger a criança e proteger a família dessas lesões que acontecem cotidianamente”, reforça o magistrado.
A prefeita de Timon, Dinair Veloso, comemorou mais uma parceria realizada pelo município em prol da educação e da proteção dos timonenses.
“É um momento de agradecimento e a prefeitura estará sempre fazendo boas parcerias, que elevam cada vez mais a nossa educação e as políticas públicas para o nosso município”, pontua.
No evento, além do momento formativo, foram distribuídos brindes e cartilhas educativas.
Para o secretário de educação, Samuel Rodrigues, o momento agora é de abrir as portas das escolas para o poder judiciário.
“Além disso, nossos professores vão reforçar na sala de aula, para que essas palestras não caiam em esquecimento, então é muito importante esse momento que está sendo lançado aqui no Mãos Dadas, e com certeza vai continuar nas outras escolas”, comenta.
Também estiveram presentes os desembargadores do Maranhão, dr. José de Ribamar Froz Sobrinho e dr. Cleones Carvalho Cunha.
Fonte: Prefeitura de Timon