A Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (SLU) já desativou 120 pontos de descarte irregular de lixo em Timon. Essa é mais uma ação conjunta entre a Prefeitura de Timon e a população em busca de uma cidade mais limpa. Nos últimos três meses, mais 35 pontos de lixo foram neutralizados no município.
A SLU segue o trabalho de desativação de pontos de descarte irregular de lixo em Timon. O problema atinge toda a comunidade, pois prejudica o meio ambiente e o bem- estar da população. Pensando nisso, a Prefeitura de Timon insiste na busca por locais de descarte incorreto de lixo que podem resultar em doenças, como contribuir com proliferação do mosquito da dengue.
A ação de fiscalização desses locais abrange as zonas Rural e Urbana de Timon. Com 120 pontos desativados desde agosto de 2021, a SLU quer reduzir ainda mais essas zonas de depósito irregular na cidade, e conta com o apoio da população timonense.
A educação quanto ao descarte correto se torna cada vez mais importante, tendo em vista que vários locais já foram desativados mais de uma vez. Um dos grandes exemplos é o ponto da Rua Gonçalves Dias próximo a Avenida Piauí, que já foi desativado cinco vezes.
Em umas das fiscalizações mais recentes, a equipe identificou o descarte irregular de resíduos sólidos realizados por uma empresa de vassouras, no prolongamento da Avenida Tiúba. Em março, a SLU registrou um flagrante de descarte de poda no canteiro central da Avenida Paulo Ramos, além de impedir a continuidade do ato.
Entre os dias 5 de janeiro e 11 de março, a SLU averiguou 50 notificações na cidade, envolvendo autos de infrações, apreensões de veículos e audiências com os geradores de resíduos. As ações do órgão variam entre as fiscalizações de rotinas e flagrantes.
A SLU conta com a comunidade para evitar o acúmulo de lixo em qualquer terreno e identificar as más ações de outros moradores. Após detectar esses locais, a equipe de limpeza remove todos os resíduos e entulhos para o aterro autorizado pela Prefeitura de Timon e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
Fonte: Prefeitura de Timon