Nesta terça (26) e quarta-feira (27) o município de Timon levou representantes à 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental do Maranhão que aconteceu em São Luís. O tema central abordado na abertura foi: A Política de Saúde Mental Como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantias dos Serviços da Atenção Psicossocial no Sus. Os representantes do município participaram dos debates sobre o assunto e de mesas temáticas com temas relevantes como: “Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”, “Cuidado em liberdade como garantia de Direito à Cidadania”, entre outras pautas importantes para a melhoria da Rede de Atendimento de Saúde Mental com prioridade no atendimento ao usuário.
“Elegemos no segundo dia 7 delegados, sendo 4 usuários, 2 trabalhadores e 1 gestor para representar o município na Conferência Nacional. É muito importante ter essa forte representatividade para discutir temas relevantes para as políticas públicas voltadas para as pessoas com transtornos mentais e todos os serviços oferecidos no município”, explica Luís José, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Timon.
Em maio de 2023 acontecerá a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília. O município levará os representantes que irão compor a delegação estadual do Maranhão para levantar alternativas que fortaleçam e aprimorem as políticas públicas direcionadas à saúde mental.
Fonte: Prefeitura de Timon