Empreendedorismo feminino é o que move a Caravana Pra Elas, por isso, a Prefeitura de São José de Ribamar não ficaria de fora dessa iniciativa. Mais de 300 mulheres ribamarenses, de todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, marcaram presença no evento, que tem como foco incentivá-las a abrirem o seu próprio negócio.
Com realização do Governo Federal, apoio do Sebrae e dezenas de parceiros, a Caravana Pra Elas possui uma vasta programação gratuita, com cursos, palestras, oficinas, exposição artesanal, serviços de saúde e orientações sobre crédito.
Virgínia Diniz, empreendedora e moradora do Jardim Tropical, fala com brilho nos olhos sobre a importância de o município estar engajado em iniciativas como essa. “Por muitos anos, não tínhamos espaço para expor os nossos produtos e ter esse espaço é fundamental, porque é daqui que extraímos a nossa renda e de nossas famílias. Nós, enquanto mulheres, esperamos contar sempre com esse apoio, para que possamos entregar um trabalho cada vez melhor”, disse ela.
Quem também partilhou do sentimento de contentamento em estar presente no evento e poder adquirir novos aprendizados foi a ribamarense Deidiane da Costa. “Nos qualificar e ter mais conhecimento, ainda mais sendo mulher, é um passo importante para me colocar em igualdade com os homens em oportunidades de emprego. Estou muito feliz em estar aqui e poder aprender mais”, contou a usuária do CRAS Turiúba.
Com uma população estimada em mais de 180 mil pessoas, em sua maioria mulheres, os cadastros no CadÚnico do município também são liderados por elas, que estão à frente de suas famílias. “Por isso, cada vez mais estamos incentivando a inserção da mulher no mercado de trabalho, seja empreendendo ou se capacitando para alcançar sua autonomia e liberdade financeira. Estamos reabrindo a Casa das Marisqueiras. Fechamos uma parceria recentemente com o Ela Faz, que será voltada para a área da construção civil e, diariamente, trabalhamos em diversos outros projetos que ajudam elas a conquistarem o espaço que merecem, seja colocando a mão na massa, no artesanato ou nos pescados. O nosso maior objetivo é gerar oportunidades e sinto que estamos no caminho certo”, finalizou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Gilvana Duailibe.
Fonte: Prefeitura de São José de Ribamar