A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social -SEMDES realizou, nesta quarta-feira (16/3), uma capacitação para coordenadores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social-CRAS sobre o Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das pessoas com Deficiência que têm o Benefício de Prestação Continuada – Programa BPC na Escola.
Cabe a rede de assistência social do município aplicar questionários personalizados em domicílios, onde residem pessoas de 0 a 18 anos com deficiência, beneficiárias do BPC, para a identificação das barreiras que impedem esse público de ter acesso e permanência na escola e posteriormente, realizar o acompanhamento desses beneficiários, incluindo os mesmos nos programas, serviços e benefícios socioassistenciais e articular ações intersetoriais para a superação das barreiras e promoção da melhoria da qualidade de vida desse público e suas famílias.
A capacitação foi para treinar e oferecer conhecimentos aos profissionais da assistência da SEMDES sobre a importância da operacionalização do Programa. Os dados dos questionários aplicados durante visita domiciliar, são inseridos no Sistema BPC na Escola e contribuem no planejamento de ações e atividades a serem ofertadas para os beneficiários e suas famílias.
“O programa acontece para acompanhar e monitorar o acesso e permanência da pessoa com deficiência na escola, assim é possível fortalecer as políticas públicas no município, para melhor assistir esse público”, disse Darlene Rocha, gerente de vigilância socioassistencial da SEMDES.
Essa capacitação promoveu o debate sobre os objetivos do programa BPC na Escola que são: promover a qualidade de vida do beneficiário do BPC, garantir seu acesso e permanência na escola, promover o acompanhamento ,por meio de articulações intersetoriais e favorecer o desenvolvimento dos beneficiários.
Os profissionais dos CRASs de Timon receberam orientações sobre o programa por serem a porta de entrada da assistência social no município e serem capacitados sobre encaminhamentos necessários de pessoas com deficiência para as demais políticas públicas.
Fonte: Prefeitura de Timon