Três jovens do Projeto Atletas de Futuro, de Timon, estiveram na maior competição da categoria Juvenil Masculino no país. Eles participaram do campeonato como integrantes da seleção que conquistou a vitória no Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil Masculino de Handebol (CBI), ocorrido de 23 a 27 de agosto no Recreio da Juventude, em Caxias do Sul (RS).
Gabriel Gomes de Souza (armador esquerdo), Pedro Lucas de Lima Silva (armador central) e Marcelo Amaral (Pivô) são alunos da escola Padre Delfino e foram revelados pelo Atletas de Futuro, projeto mantido pela Prefeitura de Timon e coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (SEMEJ). Pelo bom desempenho, eles foram convidados a compor a Seleção Piauiense de Handebol/GHC para disputar o campeonato.
“São atletas que foram revelados aqui em Timon, jovens que têm a oportunidade de participar de um campeonato brasileiro, com grandes equipes. Isso é muito gratificante! Pra chegar até lá, é feita toda uma seletiva em todo o país, e somente oito equipes chegam à fase nacional, e eles chegaram e ainda se consagraram como campeões. Isso é prova de que o trabalho está sendo realizado da maneira correta, graças ao apoio e ao incentivo que recebem da Prefeitura e da Secretaria de Esportes”, conta Isael Costa, professor do projeto e também um dos técnicos das seleções de base participantes do campeonato.
Além de Gabriel, Pedro e Marcelo, mais dois atletas da Seleção Piauiense de Handebol/GHC também já passaram pelo projeto timonense: Kauê Santos (armador esquerdo) e Wesley de Jesus (armador central), hoje contratados pelo Clube. Os cinco atletas, frutos do projeto, tiveram excelente desempenho, marcando vários gols. No final da competição, Marcelo Amaral foi eleito o melhor Pivô do Brasil na categoria juvenil masculino. Kauê e Wesley também foram eleitos os melhores das suas posições.
O CBI de Handebol tem a chancela do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e da Confederação Brasileira de Handebol (CBHB). É considerado porta de entrada para a Seleção Brasileira.
CAMPEÃO INVICTO
Na fase inicial do campeonato, o time enfrentou primeiro a equipe do Ceilândia Esporte Clube (Brasília-DF) e o ADCEM, do Pará, e depois a equipe do Pinheiros. Passando pela primeira fase como líder invicto, a semifinal foi contra a equipe de Taubaté/TCC, de São Paulo. Em seguida, enfrentou novamente a equipe de Pinheiro na final em disputa acirrada. No tempo normal, o jogo ficou empatado e foram necessárias duas prorrogações para decidir o jogo. No segundo tempo da última prorrogação, quando perdia com a diferença de três gols, a seleção piauiense conseguiu virar o jogo e se consagrar campeã.
Fonte: Prefeitura de Timon