Capacitar os agentes de viagens sobre os destinos turísticos é uma ação estratégica para o desenvolvimento do setor. Por isso, com o objetivo de promover seus principais polos turísticos, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), esteve presente na segunda maior feira internacional da América Latina, a Festuris Gramado, onde realizou durante dois dias a capacitação ‘Maranhão Terra das Águas’, destacando as belezas de São Luís, Chapada das Mesas e Lençóis Maranhenses. O evento, encerrado no dia 6 de novembro, que recebeu 22 mil visitantes, também contou com um estande de 24 m² para a promoção das belezas maranhenses.
Na Sala Araucária do Serra Park Eventos, em Gramado, cerca de 60 agentes brasileiros e internacionais participaram da capacitação que apontou os principais atrativos dos polos maranhenses, com foco nas riquezas naturais e culturais. “Esse tipo de iniciativa é muito importante, porque em ocasiões como esta temos um público qualificado e ávido por conhecer os grandes destinos para que possam oferecê-los com segurança e, consequentemente, fazer bons negócios”, explica a superintendente de Promoção e Marketing da Sectur, Cristiane Muller.
Os profissionais, que se dividiram nas apresentações realizadas nos dias 3 e 4, destacaram que a proposta da Sectur é muito importante tanto para o Maranhão como para aqueles que pretendem ampliar a oferta para quem prefere destinos de sol e mar ou mesmo de aventura.
“Entre os destinos maranhenses, os Lençóis surpreendem. Acompanhei um grupo de 35 turistas, no ano passado, e a impressão de todos foi de que possuem uma beleza inesperada, porque supera tudo de maravilhoso que já tínhamos em mente. O clima é bacana e o contato com as pessoas e natureza foi muito positivo”, destaca a agente de viagens de Bento Gonçalves, Kellen Crestani, que aproveitou a Festuris para participar da capacitação.
A Festuris Gramado
Com recorde de participação de profissionais de turismo do Brasil e exterior, a Festuris chegou este ano à sua 28ª edição e é considerada pelo trade a mais efetiva feira de turismo da América Latina, sendo a segunda maior.
Nesta edição, a Festuris foi dividida em estandes, como o do Maranhão, para a promoção de destinos, além de espaços LGBT, acessibilidade, Luxury, entretenimento, destinos gastronômicos e salas de capacitações.
A feira contou com a presença de 2500 marcas expostas em mais de 400 estandes para um público e mais de 15 mil profissionais vindos de todos os continentes. A segmentação proposta pelo evento, a realização de negócios dentro da feira, resultou, na edição de 2015, em um impacto de R$ 212 milhões, segundo o Observatório da Universidade Federal Fluminense (RJ).
Com informações do Governo do Maranhão