A cidade de Açailândia recebeu na quinta-feira (23), a Caravana da Liberdade itinerante, que é organizada pela Comissão Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo no Maranhão (Coetrae/MA), em parceria com Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, no auditório da Associação Comercial de Açailândia.
A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) esteve presente. A proposta da Caravana é debater as soluções para o enfrentamento do trabalho escravo contemporâneo, no Maranhão, fortalecer a rede de enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão e ainda estimular a realização de fiscalizações e denúncias desse crime que é uma das principais violações de direitos humanos da atualidade.
A caravana discute ações para o enfrentamento ao trabalho escravo e acolhimento às vítimas. Pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, participam do encontro a superintendente de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Daniela Reis, e a coordenadora de Ações para o Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo, Ninha Reis. Representantes de outras instituições também estavam presentes no evento.
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) participou da iniciativa com o procurador-chefe, Luciano Aragão. De acordo com o Observatório do Trabalho Descente (SmartLab MPT/OIT), o município de Açailândia lidera os registros de trabalho escravo no Maranhão, com 710 trabalhadores resgatados de 1995 a 2020.
A programação incluiu formação e diálogo com as redes locais de enfrentamento ao trabalho escravo, diálogos sobre o combate ao trabalho escravo, apresentação sobre as ações da Coecv/MA e visita ao Centro Comunitário do CDVDH/CB, na Vila Ildemar para Roda de Escuta com a comunidade.
O objetivo é criar uma rede de enfrentamento em conjunto com o poder público e sociedade civil e capacitar os servidores municipais.
Fonte: Prefeitura de Açailândia