Programa ‘Sustentabilidade na Prática’ Destaca Inovações Ambientais na Uema


No episódio desta segunda-feira (15) do programa ‘Sustentabilidade na Prática’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM), a professora Andréa Araújo do Carmo compartilhou informações sobre a implementação do Sistema de Gestão Ambiental na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Durante a entrevista conduzida pela radialista Marina Souza, a professora discutiu a política de gestão ambiental da instituição, fundamentada na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), lançada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Na posição de superintendente de Gestão Ambiental da Uema, Andréa do Carmo explicou que a A3P busca incentivar instituições públicas no país a adotarem práticas sustentáveis. O programa, de adesão voluntária, visa promover a preservação ambiental e otimizar o uso dos recursos públicos.

“Esta é uma agenda de adesão voluntária que permite à instituição parceira promover a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que otimiza a utilização dos recursos públicos”, destacou Andréa do Carmo.

A professora enfatizou que o programa se baseia em seis eixos temáticos: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão de resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis e construções sustentáveis.

Andréa do Carmo também ressaltou que a Uema possui um sistema de gestão ambiental distinto desde 2015. Além disso, desde 2020, a instituição recebe uma certificação adicional: o GreenMetric Rankings, uma avaliação internacional do desempenho de sustentabilidade das universidades.

A atuação da Superintendência de Gestão Ambiental da Uema se estende por todos os 20 campi da universidade, com o objetivo de desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental que envolva toda a comunidade universitária.

“Nós acreditamos que, por meio do desenvolvimento da consciência ecológica e do envolvimento dos diferentes setores, é possível incorporar ações que possam levar à consolidação de hábitos sustentáveis e necessários para uma melhor qualidade de vida e conservação do ambiente”, destacou a professora.

Ao encerrar a entrevista, Andréa do Carmo enfatizou o compromisso da Superintendência de Gestão Ambiental da Uema em aprimorar o desempenho ambiental da instituição, contando com o apoio de uma equipe técnica, comitê diretor, corpo docente, corpo discente e técnicos administrativos.

“A Superintendência de Gestão Ambiental da Uema busca cada vez mais o aperfeiçoamento de todos os programas direcionados aos problemas ambientais da nossa Universidade”, concluiu Andréa do Carmo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *