10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Este ano, o lema divulgado pela Associação Brasileira de Psiquiatria-ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM é “A vida é a Melhor Escolha!”. No Brasil, por dia, em média 38 pessoas cometem suicídio. As pesquisas mostram que 100% dos casos estão relacionados às doenças mentais, tratadas incorretamente ou não diagnosticadas, que no caso poderiam ter sido evitados com tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Em Timon, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma mobilização durante todo o mês. O município possui uma Rede de Atendimento de Saúde Mental nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) – Adulto, Infantojuvenil e Álcool e Drogas, além do atendimento na Policlínica da cidade e no Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (Caism). A população dispõe de atendimento com psiquiatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais; cada local da rede oferece serviços específicos. Todos os encaminhamentos são direcionados a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) de origem do usuário.
O Centro de Valorização da Vida – CVV oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio e é possível obter ajuda gratuita de qualquer lugar do país. Basta ligar para o 188, 24 horas todos os dias e tudo é feito sob total sigilo.
Fonte: Prefeitura de Timon