O objetivo é institucionalizar a relação entre a Administração Municipal
Na manhã desta terça-feira (30), no auditório da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SEMTUR), em São José de Ribamar, foi realizado o chamando público para a formação do “Conselho Municipal de Políticas Culturais” (CMPC).
O Conselho Municipal de Políticas Culturais é um órgão colegiado, de caráter normativo, consultivo e fiscalizador, que objetiva institucionalizar a relação entre a Administração Municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura, promovendo a participação popular, na execução e na fiscalização da Política Cultural de São José de Ribamar.
A eleição e formação do Conselho acontecerá na segunda chamada, dia 15/09. Será constituído por 12 (doze) conselheiros, sendo 06 (seis) representantes do Poder Público municipal, escolhidos pelo prefeito, e os outros 06 (seis) serão representantes da Sociedade Civil. Vale ressaltar, que todos os presentes no encontro podem lançar sua candidatura na eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).
Para a cineasta Taís Lima, esse momento é muito vantajoso. “Espero o melhor desse conselho, espero que tenha participação social e da comunidade dentro das políticas públicas”, disse.
Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, André Cruz, se iniciou os primeiros passos para a implantação do Conselho Municipal de Políticas Públicas. “É por meio dele que vamos conseguir implantar o Plano Municipal de Cultura e poder levar os recursos para quem, realmente, é fazedor de cultura no município de São José de Ribamar”, afirmou.
É, por meio desse conselho, que vai poder implantar e implementar o Plano Municipal de Políticas Culturais promovendo e incentivando estudos, eventos, campanhas, atividades permanentes e pesquisas na área da Cultura.
Fonte: Prefeitura de São Jose de Ribamar