Timon sedia capacitação regional sobre Hanseníase

O município recebeu, nesta segunda-feira (29), a equipe de referência estadual do hospital Genésio Rêgo de São Luís para o treinamento sobre a Hanseníase. O principal objetivo é fortalecer o diagnóstico e tratamento da Hanseníase em Timon. Serão três dias de capacitação nos turnos manhã e tarde para médicos e enfermeiros.

“Treinar os profissionais para um diagnóstico preciso é fundamental para o início do tratamento e cura do paciente. Quanto mais rápido, menos danos à saúde”, explica karla Emanuela, diretora da Vigilância em Saúde do município.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele, mas tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos.

“Nosso maior foco é treinar os profissionais da área com maior incidência da doença. Timon está entre os quinze municípios do Maranhão envolvidos nas ações prioritárias de controle da hanseníase. Essa capacitação faz parte de um projeto fruto de parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Ministério da Saúde e Secretaria de Estado do Maranhão”, explica Celijane Melo Rodrigues, médica assistente da Secretaria Estadual de Hanseníase e consultora do Ministério da Saúde. O Brasil está em segundo lugar em número de casos e o Maranhão em terceiro lugar.

Fonte: Prefeitura de Timon

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *