Timon recebe projeto de conscientização sobre violência de gênero nas escolas

O município de Timon, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Secretaria Municipal de Educação, recebeu nesta segunda-feira (22), o Projeto “Minha Escola Me Acolhe: violência de gênero não é normal”, parceria com Governo do Estado que leva ações de conscientização sobre violência de gênero para as escolas.

O projeto é voltado para alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino, que são capacitados para se tornarem multiplicadores da temática de gênero nas instituições em que são matriculados, tendo em vista a formação de valores não discriminatórios. A primeira capacitação ocorreu no mesmo dia de lançamento, no auditório Wall Ferraz e, inicialmente, estão sendo contemplados 10 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Urbano de Sousa Martins e Nazaré Rodrigues.

“Nós estamos orientando as crianças sobre os direitos das mulheres, sobre como elas devem se direcionar a uma secretaria ou a uma delegacia em caso de violação desses direitos e vamos mostrar para elas qual o verdadeiro intuito desse projeto. Vamos falar sobre os tipos de violência, para que a gente possa detectar nas escolas, e vamos realizar palestras e rodas de conversa para tentar diminuir cada vez mais essa violência no nosso município.”, explica Kellyane Gedeon, Secretária da Mulher de Timon.

Na oportunidade os 10 alunos multiplicadores receberam material de apoio com cartilha e manual de instruções que contém 10 atividades e dinâmicas para serem trabalhadas durante a replicação do projeto.

“Todo e qualquer projeto que torne mais claro os direitos dos alunos e impulsiona para uma educação mais esclarecedora é muito bom. Nossa perspectiva é muito boa, que nossos alunos possam levar essas orientações não só para a nossa escola, mas também para outras. E isso vai ser um salto muito grande no meio dos adolescentes.”, completa Vilma Pinheiro, diretora da EMEF Urbano de Sousa Martins.

Fonte: Prefeitura de Timon

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *