Dr. Saúde responde sobre a Monkeypox (varíola dos macacos)

A varíola dos macacos é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox, do gênero Orthopoxvirus, pertencente à família Poxviridae. Os sintomas são muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Em entrevista, o médico infectologista Luciano Mourão esclareceu algumas dúvidas pertinentes sobre essa doença.

Dr. Saúde responde sobre a Monkeypox (Varíola dos Macacos)

Como acontece a transmissão da doença?
A transmissão acontece através das lesões da pele da pessoa infectada e através de secreção nasal, dos órgãos genitais e pela saliva. Por isso, quem estiver infectado deve ficar isolado e seus pertences separados. O uso da máscara é importante para evitar transmissão pelo espirro ou pela fala; e a higienização das mãos.

Como se proteger?
A primeira coisa é evitar contato com alguém infectado. Lavar sempre as mãos e fazer o uso da máscara.

A detecção é feita através de exames?
O diagnóstico clínico da doença é realizado pelo médico através da avaliação dos sinais e sintomas. Existe exames laboratoriais de alto custo e complexidade que são enviados para fora do município. Mas a detecção da suspeita da doença já gera um protocolo de atendimento que isola o paciente e inicia o tratamento.

Como é o tratamento?
Ela é uma doença autolimitada, na maioria dos casos, mesmo sem um medicamento específico a pessoa infectada ficará curada pela própria ação do sistema imunológico. Claro que em casos mais graves os pacientes são internados e todos os medicamentos usados são para aliviar os sintomas.

Quais os sintomas?
O paciente pode apresentar febre alta, mialgia (dores musculares) , fadiga, dor de cabeça, cansaço, dor nas costas, aumento dos gânglios linfáticos e erupções cutâneas (lesões, bolhas e crostas).

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *