Alunos trabalham a temática em forma de arte
A Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar, em parceria com o Ministério Público do estado do Maranhão, promoveu o projeto A Escola no Combate ao Trabalho Infantil.
Cinco escolas do município participaram com alunos do 4º ao 7º ano, que expuseram suas ideias sobre o tema através do meio artístico. Jograis, poesias, músicas, desenhos e pinturas foram as formas dos estudantes trabalharem a temática.
Os alunos de destaque em seus projetos receberam premiações por meio do Prêmio MPT na Escola, em um ato de solenidade no IFMA, Campus São José de Ribamar. O 1º lugar recebeu, como mérito de seu projeto, um aparelho smartphone, o 2º lugar um smartwatch e o 3º lugar fones de ouvido.
“A Secretaria Municipal de Educação abraçou com todas as forças a parceria com o Ministério Público. É de extrema importância conscientizar a própria criança que o lugar onde ela deve estar é na escola”, disse Conceição Carvalho, coordenadora municipal de ensino.
O trabalho infantil aumentou pela primeira vez em duas décadas, atingindo 160 milhões de crianças e adolescentes no mundo. Todas as formas de trabalho infantil são proibidas para crianças e adolescentes com menos de 16 anos de idade (Art. 7º, inciso XXXIII da Constituição Federal de 1988).
Fonte: Prefeitura de São José de Ribamar