A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou, hoje (11), no Centro de Treinamento Wall Ferraz, a abertura do Mês da Inclusão da Pessoa com Deficiência, uma campanha que conta com parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Timon.
“O tema deste ano, ‘Superando Desafios e Garantindo a Inclusão’, ressalta que além de vencer entraves arquitetônicos, a acessibilidade visa eliminar barreiras comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas, naturais e atitudinais. Uma sociedade inclusiva beneficia todas as pessoas e está na hora de nos engajarmos e promovermos a importância da acessibilidade em tudo o que fazemos.”, explica Andréia Viana, coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva da SEMED.
Abertura do Mês da Inclusão contou com apresentações de estudantes da Rede Municipal de Ensino, e foi marcada por emoção dos educadores e familiares dos alunos. A solenidade iniciou com a apresentação musical de saxofone do aluno Osmael Pereira, estudante da EMEF Benedito Silvestre e Escola de Artes Beija-Flor, e seguiu com apresentações do aluno Felipe Alves, de apenas 4 anos, fez a leitura de um texto em boas-vindas aos participantes, e das alunas da APAE, que realizaram um número de dança.
Ainda durante a solenidade, o aluno Alexandre, que realiza Atendimento Educacional Especializado no Projeto Educativo Mãos Dadas, emocionou o público com a leitura do texto de sua autoria, “Minha Vida na Escola”.
A programação do Mês da Inclusão segue até o dia 31 de Agosto, e terá atividades educativas para profissionais de educação e comunidade em geral, além de momentos recreativos para alunos da rede.
De acordo com Helinalda Alves, professora da Rede Municipal e mãe do aluno Felipe, da EMEF Maria José Pinheiro Serra , que tem o diagnóstico de Autismo, momentos voltados para a inclusão são fundamentais para o fortalecimento dos profissionais e da sociedade como um todo.
“Quando eu fui matricular meu filho, poderia ter conseguido uma bolsa de estudos em uma escola particular, pois ele já sabia ler, mas pensei justamente no acompanhamento e na inclusão. A Prefeitura de Timon tem profissionais capacitados e com vontade de ajudar, de apoiar e de incluir esses alunos com necessidades, e esses trabalhos são necessários, principalmente, para a sociedade ver que é possível proporcionar a interação social em uma sala de ensino regular.”, pontua Helinalda Alves.
Prefeitura De Timon