A estudante do 6º ano da EMEF Nazaré Rodrigues, Ketly Vitória, de 11 anos, foi uma das participantes do 1° Campeonato de Xadrez da escola, nesta quinta-feira (11), que contou com 72 inscritos. “Eu achei maravilhosa a experiência, foi muito divertida a partida e me ajudou a me concentrar. Gostei também porque joguei com um participante forte, que é bom jogador. Espero que eu possa participar no próximo ano”, comemora.
De acordo com Francisca Gonçalves Ribeiro, diretora da EMEF Nazaré Rodrigues, a realização do campeonato foi uma forma de incentivar os alunos em relação à disciplina, que vem sendo ministrada desde março deste ano na escola. Após a implementação da matéria, os professores vêm notando uma melhoria no rendimento dos estudantes em diversas disciplinas.
“Depois da pandemia, começamos a colocar no nosso currículo as aulas de xadrez para o 6° e 7° ano, com um professor de xadrez de Teresina que trouxemos como parceiro. São ministradas aulas teóricas e práticas. Os professores têm notado a melhora dos alunos em relação ao raciocínio lógico, a questão da matemática e concentração. Queremos levar adiante esse projeto nos próximos anos”, afirma Francisca Gonçalves Ribeiro.
A realização do campeonato aconteceu em alusão ao Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto. Na oportunidade, a coordenação da escola premiou os primeiros colocados com medalhas e brindes.
“O objetivo era, com o apoio da coordenação, fazer os alunos competirem e conhecerem o xadrez. Como eu já tinha experiência em jogos escolares de xadrez, fui convidado para montar esse projeto aqui na escola. A competição no dia do estudante é uma forma de valorizar a modalidade, mostrando que o xadrez não é só um jogo de mexer tabuleiro, é um jogo que precisa de raciocínio, paciência e concentração”, explica Wanderson Thiago, professor de xadrez.
Fonte: Prefeitura de Timon