A Secretaria Municipal de Educação realizou, hoje (10), um momento formativo para assistentes de alfabetização inseridos ativamente no programa Timon, Tempo de Ler – iniciativa para impulsionamento dos índices de aprendizagem em Timon.
Os Assistentes de Alfabetização são profissionais de educação que foram convocados através do “Tempo de Aprender”, programa do Governo Federal com contrapartida do município, e que atuam nas turmas de reforço escolar para alunos que ainda não desenvolveram as habilidades da leitura.
“O programa Tempo de Ler é uma parceria com o Tempo de Aprender, que é do governo federal, porque nós fizemos uma adaptação para a nossa realidade. Os alunos não leitores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental são separados em grupos de 6, e os assistentes de alfabetização fazem esse comando de atividades que levam à alfabetização, e hoje nós reduzimos em mais de 50% os alunos não leitores do 1º ano”, explica Ana Cláudia, coordenadora do Tempo de Aprender no município.
O programa “Timon, Tempo de Ler” conta com várias parcerias, e é executado com base na avaliação e diagnóstico dos alunos, e em formações realizadas mensalmente. Um dos aliados nas ações de alfabetização é o programa Educar pra Valer, da Associação Bem Comum, que auxilia o município nas capacitações dos professores, e com sugestões de materiais de apoio que são utilizados nesse processo.
Na prática, os alunos que ainda não atingiram o nível de aprendizagem ideal para sua série e idade, participam do reforço escolar e de outras ações complementares.
“Hoje nós temos crianças que já são leitoras de sílabas e outras que já são leitoras de frases, e a expectativa da escola é que essas crianças sejam leitoras fluentes até o final do ano. Com apenas 3 meses realizando esse trabalho, já conseguimos evoluir bastante”, explica Cassia Silva, Assistente de Alfabetização na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Raimundo Nonato.