Representantes da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) estiveram, nesta quinta-feira (14), na capital maranhense São Luís, para dar voz ao município de Timon no Encontro do Projeto Infância Protegida.
O evento foi realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular e debateu estratégias para a implantação do Comitê para Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência nos municípios.
“Estivemos presentes no evento a convite da equipe dos direitos humanos em parceria com o escritório do UNICEF no maranhão, e falamos sobre o projeto Infância Protegida. Ele é desenvolvido desde 2019 e apoia os municípios na implementação da lei 13.431/2017, que determina a criação de um comitê com fluxo de atendimento para crianças e adolescentes, por meio da escuta especializada.”, pontua Eliane Soares, coordenadora do Busca-Ativa Escolar em Timon.
O Busca-Ativa Escolar, que atua no resgate de alunos que evadiram das escolas e identifica os motivos que ocasionaram essa evasão, é um dos caminhos que poderão ser utilizados para direcionar essas crianças para o serviço de Escuta Especializada.
Ainda de acordo com a coordenadora, o ideal é que outros órgãos da sociedade também participem do comitê.
Fonte: Prefeitura de Timon