Durante a pandemia da covid-19, todos os setores da sociedade precisaram se adequar e se reinventar. Na educação, os desafios foram sentidos principalmente na alfabetização dos alunos. Isso motivou a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) a criar estratégias para identificar e sanar os problemas trazidos pela pandemia. Por meio do programa “Timon, Tempo de Ler”, lançado em março desse ano, uma série de ações foram implantadas para garantir o aumento no índice de alunos leitores, entre elas, estão em destaque, a avaliação e o diagnóstico nos níveis de aprendizagem de todas as escolas da rede municipal.
A primeira avaliação foi realizada no início do ano letivo, por meio de testes de leitura aplicados nas escolas. Um bom exemplo da evolução que o “Timon, Tempo de Ler” trouxe está nas turmas de 2° período da Educação Infantil. Em março, essas turmas obtiveram apenas 9% de alunos leitores. Após as intervenções realizadas por meio de reforço escolar, formação continuada e implantação de programas parceiros, nos últimos testes realizados, em junho deste ano, essa porcentagem subiu para 49% de alunos leitores de palavras.
“Nós fizemos a avaliação de leitura com os alunos do 2º período ao 5º ano, e temos trabalhado esses resultados com os professores ao longo das formações. E mais do que olhar para o que eles aprenderam, nós estamos vendo esse resultado como um farol, ou seja, para iluminar os próximos passos, para demonstrar para os professores quem são esses alunos e o que eles precisam aprender, e reestruturar o planejamento com base no resultado de cada um.”, explica Giovanna Saraiva, coordenadora de avaliação da SEMED.
A expectativa é que até o final de 2022, as escolas municipais de Timon alcancem 100% de alunos leitores no 1° ano do ensino fundamental. De acordo com Francisca Lima, diretora do Departamento de Ensino da SEMED, as equipes pedagógicas estão acompanhando assiduamente as práticas adotadas nas escolas, e sugerindo melhorias para alcançar esses resultados.
Fonte: Prefeitura de Timon