São diversas atividades realizadas com foco nos assistidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)
Durante o mês de julho, período das férias escolares, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), promove ações voltadas a crianças e adolescentes nas zonas urbana e rural do município. Como parte da programação para celebrar os 170 anos de Imperatriz, tem exibição de filmes em espaços públicos e também colonia de férias com atividades recreativas.
O projeto Cinema na Praça teve sua segunda edição nesta última segunda-feira, 11 de julho, no povoado Coquelândia e contou com a participação de cerca de 100 pessoas. Não apenas crianças e adolescentes marcaram presença na praça central, mas também jovens, pais, mães, demais responsáveis e até mesmo aqueles que apenas queriam apreciar a exibição. O filme escolhido foi o nacional “O Fim do Recreio” de 2012.
Antes do início do curta-metragem, o Palhaço Luki realizou um momento recreativo com os presentes, principalmente as crianças, para reforçar o ato da recreação. O artista potencializou a importância da diversão, a relevância do brincar e conscientizou sobre o combate ao trabalho infantil. A ação é uma articulação da Sedes, com o setor de Educação da Zona Rural, CRAS Coquelância, núcleo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e os Mobilizadores do Núcleo de Adolescentes e Jovens.
Sobre o evento, a articuladora do Selo UNICEF, do Programa Prefeito Amigo da Criança e coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Mikaelly Santos, explica que o filme trata do direito ao lazer. “De forma lúdica, o filme conta a história de como o pequeno Felipe, após descobrir que um senador quer aprovar uma lei que acaba com o recreio nas escolas, encontra uma câmera do colégio e registra imagens que mostram a importância das brincadeiras na infância”, diz.
Outra alternativa que também diverte as crianças das escolas municipais é a Colonia de Férias, no CRAS Santa Lúcia, realizada entre os dias 11 e 13 de julho. São várias atividades artísticas, culturais e esportivas com as crianças, para o fortalecimento dos vínculos sociais e também para melhorar o bem-estar dos pequenos. No local, com os monitores e demais profissionais que os assistem, eles brincam de pau na lata, queimada, futebol, conversam, fazem atividades artesanais e entre outras ações.
Fonte: Prefeitura de Imperatriz