O julho dourado faz um convite à conscientização sobre os cuidados com a saúde dos animais e prevenção das Zoonoses, doenças transmitidas dos animais para o homem vice-versa. O município desenvolve ações ao longo do ano, nos bairros e na Unidade de Vigilância em Zoonoses de Timon (UVZ) atendendo gratuitamente à população. São oferecidos serviços como: consulta com médico veterinário, vacinação contra raiva canina e felina, desratização, teste rápido para detecção da leishmaniose (calazar), palestras e orientações sobre posse responsável e preservação do meio ambiente.
O coordenador da UVZ , o Zootecnista Francisco José Marques, explica que essas são ações de rotina.
“A melhor forma de prevenção é a posse responsável, ou seja, manter vacinas em dia, visitar o veterinário regularmente para acompanhar a saúde de seu animal. São ações simples que demonstram o amor ao seu animal e que protegem sua família e toda a população. Essa forma coletiva é uma maneira de contribuir com as políticas públicas de saúde voltadas aos animais e que são importantes para preservar a vida do ser humano”.
Ele ainda acrescenta que em Timon, está sendo realizado o programa de encoleiramento de cães para o controle da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), uma zoonose largamente conhecida como calazar. “No primeiro semestre os moradores do bairro Cidade Nova, Parque Piauí e Vila Angélica receberam as ações do Programa Nacional de Encoleiramento de Cães, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, onde as coleiras que afastam o mosquito transmissor da doença são distribuídas nos bairros de maiores índices da doença, gratuitamente”, vale salientar, que a UVZ iniciou neste mês a campanha da vacinação antirrábica em mais de 300 localidades da zona Rural. Tudo isso desenvolvido dentro da programação anual da UVZ. As equipes de agentes de endemias e agentes comunitários de saúde são parceiros nessas ações.
Fonte: Prefeitura de Timon