O Educar pra Valer é um programa idealizado pela Associação Bem Comum e aderido pela Prefeitura de Timon no ano de 2019, e é um importante aliado para a qualidade de ensino na rede municipal.
Como estratégia de troca de experiências e apresentação de boas práticas adotadas em todo o Brasil, foi realizado nos dias 30 de junho e 1° de julho o Seminário Nacional Educar pra Valer, em Sobral – CE, que reuniu prefeitos, secretários de educação e educadores em geral de diferentes municípios adeptos ao programa.
O seminário abordou discussões sobre gestão escolar e implementação de políticas educacionais e equidade, promoveu visitas às escolas de Sobral que mais se destacaram por meio do Educar pra Valer, e contou com momento de programação exclusiva para prefeitos e secretários de educação.
Representando Timon, estiveram presentes os educadores do departamento de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Secretário Municipal de Educação, Samuel Rodrigues e a Prefeita Dinair Veloso, que participou de uma roda de conversa sobre “as contribuições do prefeito para elevar a qualidade da alfabetização e aprendizagem das crianças”.
De acordo com o secretário de educação, Samuel Rodrigues, Timon já realiza importantes ações de gestão orientadas pelo Educar pra Valer, e após o seminário a expectativa é que as novas estratégias explanadas no evento de Sobral sejam aplicadas em Timon.
“Na roda de conversa sobre “dimensões administrativas que impactam a eficiência do sistema educacional”, dedicada exclusivamente aos secretários de educação, nos foi apresentado a organização administrativa das escolas e das secretarias, com foco na alfabetização dos alunos na idade certa. Já estamos seguindo os passos orientados pelo programa baseado nos pilares: Avaliação, Formação e Monitoramento; e a SEMED já implantou as equipes específicas para cada um desses pilares. Do seminário, vamos levar a proposta de seleção qualificada de gestores, com previsão de realização ainda para 2022, e vamos participar de um segundo seminário com maior aprofundamento nesse segmento.”, conclui.
Fonte: Prefeitura de Timon