Agentes de trânsito deflagram Operação Descarga Livre em Imperatriz

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), deflagrou mais uma Operação Descarga Livre, visando a redução desta irregularidade que é muito comum em Imperatriz, principalmente em motocicletas.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de acordo com o Artigo 230, da Lei nº 9.503; 1997, conduzir veículo com descarga livre ou selecionador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é crime.

O supervisor de trânsito da Setran, Raimundo Santos, explica que a operação ou fiscalização, ocorre com frequência em Imperatriz, pois é muito comum condutores alterarem o equipamento conhecido por “Torbal”.

“Temos que reforçar que a alteração gera barulho excessivo, prejudicando pessoas idosas, acamadas, nas igrejas, hospitais, gerando não só um incomodo físico, mas a saúde, já que o efeito dos gases resultantes da combustão, polui o meio ambiente, além de causar poluição sonora”, afirma Raimundo Santos.

Segundo o inciso X do artigo 230 do CTB: “conduzir veículo com descarga livre ou com silenciador do motor de explosão, gera multa de R$ 195,23”, além de acumular cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fonte: Prefeitura de Imperatriz

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *