Na manhã desta quinta-feira (24), o deputado estadual Wellington do Curso ofereceu representação contra o governo do estado do Maranhão e Prefeitura de São Luís ao Ministério Público a fim de responsabilizar os entes pela omissão na assistência médico-hospitalar que resultou na morte de um paciente.
O fato que motivou a representação foi a morte do paciente João Espíndola, de 71 anos, que faleceu por não ter atendimento médico, algo comprovado em vídeo que circulou nas redes sociais e demonstra o desespero da família.
“Recebemos os relatos dos familiares do paciente, que amputou uma perna e iria receber alta no dia seguinte. Após o paciente sofrer uma parada cardíaca, a filha dele procurou atendimento, mas não conseguiu. Em uma atitude de desespero, ela tentou com todas as suas forças lutar pela vida do pai, que sofria em uma maca e necessitava de oxigênio. Foi aí que a filha resolveu empurrar a maca com seu pai pela rua do Norte em direção ao Socorrão I, na esperança de encontrar um médico e equipamento para socorrer seu pai. Infelizmente, o paciente, que já era idoso, não resistiu e veio a óbito. Tanto o governador quanto o prefeito de São Luís precisam entender que com a vida das pessoas não se brinca. Esperamos que o Ministério Público adote as devidas providências”, disse Wellington.
A representação foi encaminhada tanto à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde e à Promotoria de Defesa da Pessoa Idosa, a fim de que as devidas providências sejam adotadas em caráter de urgência.