A partir desta terça-feira (23), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem conferir o valor dos benefícios e auxílios relativos ao mês de janeiro por meio dos canais de atendimento do órgão. Os extratos já refletem os ajustes relacionados ao aumento do salário mínimo e à correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Conforme anunciado pelo instituto em comunicado, os créditos para aqueles que recebem até um salário mínimo serão depositados entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Cerca de 26 milhões de beneficiários terão seus pagamentos reajustados em 6,97%.
Já os beneficiários que recebem acima de R$ 1.412, valor do piso nacional, terão seus pagamentos realizados a partir de 1º de fevereiro, com um aumento de 3,71% para os pouco mais de 13 milhões de pessoas nesta faixa.
No caso dos segurados que recebem acima do piso e que começaram a receber o benefício em 2023, os valores serão reajustados proporcionalmente ao mês de concessão, variando de 0,55% para quem começou a receber em dezembro até o percentual total de 3,71% para aqueles que se tornaram beneficiários em janeiro de 2023.
Os beneficiários podem verificar o extrato e a data de pagamento tanto pelo site ou aplicativo Meu INSS quanto pela Central 135. O atendimento por telefone está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Para mais detalhes, consulte a portaria do Ministério da Previdência Social e a tabela de reajuste aplicável.
Fonte: AgenciaBrasil, EBC Serviços